Aprenda a utilizar o Marketing de Proximidade para ter sucesso no Dia do Consumidor
Considerado pelos empreendedores e pelo comércio como a Black Friday do primeiro semestre, o Dia do Consumidor é celebrado neste sábado (15) e se tornou uma ótima oportunidade para os pequenos negócios alavancarem as vendas. Uma das alternativas para conquistar novos clientes e fortalecer a parceria com os consumidores é a utilização do Marketing de Proximidade – estratégia que se baseia na utilização da geolocalização para direcionar mensagens e ofertas personalizadas.
Isto porque do outro lado do balcão (e do celular) está uma das populações que mais utilizam smartphones no mundo. Em média, por dia, os brasileiros estão conectados aos dispositivos móveis por mais de cinco horas.
“O marketing de proximidade valoriza esse consumidor local e amplia o seu alcance regional, a sua relevância. Enquanto vantagem competitiva, o empreendedor faz também um atendimento personalizado. Nós percebemos que 70% dos consumidores preferem comprar de quem demonstra uma proximidade, oferece esse atendimento e procura entender e conhecer o cliente”, aponta o coordenador da Unidade de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Charles de Souza e Silva.
Do lado do consumidor, ele acaba por conseguir descontos exclusivos, cashback, ou cupom personalizado, por exemplo, de uma forma que acaba fortalecendo a experiência do cliente com a empresa.
Charles de Souza e Silva, coordenador da Unidade de Relacionamento com o Cliente do Sebrae.
O primeiro passo para colocar em prática essa estratégia, de acordo com o especialista, é fazer com que os espaços físico e digital estejam caminhando em sintonia. “Não adianta o cliente ser muito bem atendido nas redes sociais e quando ele chega no ponto de venda, quem está ali para atender não está capacitado para poder trazer essa mesma experiência do digital para o presencial. Da mesma forma, não adianta o cliente fazer uma busca on-line, achar a empresa, a rede social, e não ser atendido por lá. Mandar direct, mensagem e não ser atendido, ser ignorado, ou então ter respostas curtas, rápidas, que dão um tom de grosseria. A rede social não deve ser tratada como um canal separado, mas como uma extensão do negócio físico”, alertou.
Desafios
O tempo e a falta de planejamento podem ser um dos principais desafios para implementar o Marketing de Proximidade e podem atrapalhar a expansão do negócio. Para ajudar a “vender a marca” para os consumidores vizinhos, o coordenador do Sebrae sugere, por exemplo, cursos como Canvas de Marketing, que ajuda a estruturar o planejamento de uma forma muito robusta, muito clara para o empresário poder apenas implementar.
“A dificuldade de usar ferramentas digitais é outra questão. É preciso entender como funciona o WhatsApp Business, o Google Meu Negócio, e o Sebrae pode apoiar em cada uma dessas situações”, destaca. Outro ponto é a questão do investimento, que não exige um aporte muito alto.
Tem ferramentas como o ChatGPT, o Canvas, entre tantas outras que podem ajudar a trabalhar isso. Pesquisas do Sebrae mostram que o ticket médio de compra chega a melhorar em 25% após a utilização dessas ferramentas digitais.
Charles de Souza e Silva, coordenador da Unidade de Relacionamento com o Cliente do Sebrae.
Capacitações
Para executar uma estratégia de Marketing de Proximidade para o Dia do Consumidor ou para as outras datas especiais para o comércio em 2025, o Sebrae separou alguns cursos, guias e orientações que o empreendedor pode fazer de casa para apoiar na captação de novos clientes com o apoio das ferramentas digitais. Confira:
- Curso de Atendimento ao Cliente
- Cursos iniciais de marketing digital para pequenos negócios e a jornada do UP Digital
- Canvas de Marketing
- Guia do WhatsApp Business
- Orientações sobre o Google Meu Negócio
Fonte: Agência Sebrae de Notícias.