Nova central de atendimento está disponível para aposentados do INSS

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e que recebem seus benefícios através da Caixa Econômica Federal, podem contar com mais opções de serviços disponibilizados através de uma nova Central de Atendimento.

Segundo informou a instituição, os segurados devem entrar em contato com o número 0800 726 0207, e escolher a opção 7.

Através desse canal de atendimento, cerca de 6,1 milhões de aposentados e pensionistas poderão obter informações de seus benefícios sem sair de casa. A medida também é mais uma alternativa para facilitar o contato com o banco e garantir a segurança aos beneficiários do INSS.

Diante disso, não é necessário ir até uma agência da Caixa para obter informações e realizar o acompanhamento de suas solicitações. Para saber quais serviços estão disponíveis e como ser atendido, continue conosco.

Atendimento

Os segurados do INSS podem consultar seus benefícios tendo em mãos seus dados pessoais, como o CPF e a data de nascimento. Desta forma, a Central de Atendimento disponibiliza as seguintes opções:

  • Situação do Benefício: identificação da situação da última parcela do seu benefício se disponível, destacando informações como o pagamento, se foi bloqueada, a parcela não sacada, devolvida ao INSS ou não localizada);
  • Prova de vida: através do novo serviço é possível verificar a data da última prova de vida que foi realizada, além de sua vigência;
  • Portabilidade: orientações sobre os procedimentos para solicitação de portabilidade do benefício e consulta sobre a situação atual da portabilidade já solicitada;

Evite golpes

Para facilitar o atendimento dos cidadãos, a Caixa e o INSS vem disponibilizando vários serviços digitais.

Mas diante de tanta facilidade, golpistas têm se aproveitado para tentar enganar os segurados que, muitas vezes estão aguardando alguma resposta do INSS sobre seu pedido de benefício.

Mesmo diante dos diversos recursos para proteger as contas e operações financeiras, ambas as instituições chamam a atenção dos cidadãos para evitar golpes.

De acordo com o INSS, os contatos com os segurados são feitos apenas em situações específicas, como informar o andamento de requerimentos ou realizar reagendamentos.

Portanto, saiba que o INSS entra em contato através de e-mail, SMS, uma carta ou ligação do INSS, mas sempre por meio dos canais oficiais de atendimento. São eles:

  • Meu INSS,
  • Central 135
  • SMS identificado como 280-41;

Diante disso, o  atendente pode solicitar informações como CPF e nome da mãe para confirmação da identidade do segurado. Para evitar possíveis golpes, a Caixa também orienta os segurados a terem certos cuidados. Veja veja algumas dicas para evitar golpes:

  • A Caixa não liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão;
  • A Caixa não manda empregado/motoboy para a casa do cliente para retirar o cartão, por qualquer motivo;
  • A Caixa não liga para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento em nome de terceiros;
  • Ao receber uma ligação dizendo que o cartão foi clonado, o cliente deve desligar, e ligar para o número de telefone que está no verso do cartão para confirmar se houve problema no cartão diretamente com a Caixa;
  • A Caixa não manda mensagem no e-mail, Whatsapp ou SMS com link sem a solicitação do cliente.

Nestes casos, entre em contato com sua agência ou ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) no 0800 726 0101, informando o maior número possível de dados, para que as devidas providências sejam tomadas.

Por Samara Arruda com informações do INSS e Caixa Econômica Federal

Fonte: Rede Jornal Contábil .

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